terça-feira, 19 de maio de 2015

Igreja Santa e Pecadora



Após a leitura, "curta" e "compartilhe", para ajudar na divulgação do texto.

Que pena que nem todos os Cristãos conhecem a verdadeira Igreja Católica. Tem muita gente que conhece apenas a história de alguns “maus” componentes da igreja, que dá muito mais importância ao mal do que ao bem, que não enfatiza os bons exemplos.

Infelizmente é comum que todas as famílias tenham alguns membros ruins. Mas ainda assim, são membros da família. Na Igreja isso não é diferente, a Igreja é Santa, mas seus membros são pecadores.

Quando se conta a história de uma família, é comum guardarmos as boas lembranças. Ninguém transmite a história familiar de pai para filho contanto somente as desgraças, os maus momentos vividos pelos parentes. Normalmente é ressaltado aquilo que é bom.

Assim também é na Igreja. Com certeza houve (e ainda há) maus membros, como existem na maioria das famílias. Não se deve seguir o exemplo dos maus. Tampouco depositar a confiança em "pessoas", indubitavelmente haverá desapontamentos. Depositar a confiança em Deus, entregar em Suas mãos a nossa caminhada, essa é a melhor decisão.

Quando acontece algo ruim cometido por um membro do Clero, é bastante freqüente que muitos fiéis, com raízes superficiais, afastem-se da Igreja. Esses colocaram sua confiança no homem, e por isso a decepção. Quem tem a fé firme em Jesus Cristo não se abala em razão dos pecados cometidos por seus irmãos. Sem lugar a dúvidas, caso um membro da Igreja comete um crime, deve ser julgado e punido pelo ato ilícito que praticou.

De fato os membros da Igreja cometeram muitos erros durante a história, mas, os acertos foram muito maiores. Em outra época, mesmo tendo Papas indicados pelos interesses políticos, antes dos Conclaves, nunca um Sumo Pontífice contradisse outro em relação aos dogmas e à fé. Mesmo nesses momentos a Igreja permaneceu velada por Deus.

Que a fé seja firme em Jesus Cristo, para que quando um irmão pecador falhar, não se abata o Cristão.

Aproveito para citar algumas, das boas obras da Igreja:

- Instituiu o sistema Universitário, e até hoje as Universidades católicas estão entre as mais respeitadas do mundo. Igualmente, inúmeras são as escolas fundadas e mantidas pela Igreja.

- É a maior instituição caritativa do mundo. Ninguém no planeta faz mais pelos necessitados.

- Os católicos atuam em inúmeras missões humanitárias, em todos os continentes.

- Diversos hospitais pelo mundo são mantidos pela Igreja.

- Os Bispos católicos compilaram e preservaram os livros da Bíblia que são utilizados por todos os Cristãos.

- Há unidade na liturgia, celebrada em todos os lugares do planeta. Em qualquer momento do dia existem incontáveis Celebrações Eucarísticas.

- Celebra-se a memória dos Santos, modelo de pessoas, que consumiram suas vidas por Cristo.

- Somente a Igreja Católica tem um Catecismo (documento da fé, que mostra aquilo que acredita e defende).

 A Igreja Católica é tudo isso e muito mais, mesmo sendo formada por pessoas comuns e pecadoras. Que bom seria se todo o Católico conhecesse a sua Igreja.

Jeandré C. Castelon






Nenhum comentário:

Comentários: