terça-feira, 12 de maio de 2015

A Bíblia foi escrita para todos nós



Após a leitura, "curta" e "compartilhe", para ajudar na divulgação do texto.

A Sagrada Escritura é sustento para a alma. Assim como diariamente se ingere alimentos para a manutenção do corpo, também diariamente a Palavra de Deus é alimento para o fiel, auxiliando-o a vencer as dificuldades da vida, e ensinando o caminho que se deve trilhar para alçar a salvação.

A própria Bíblia nos exorta a conhecer, meditar e viver a Palavra de Deus, que é útil para todas as situações de nossa vida.

“Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido” (Josué 1, 8). 

“Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus (Dt 8,3)” (Lucas 4, 4).

“E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo.Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3, 15-17).

As pessoas geralmente, por infelizes e inúmeras circunstâncias, não possuem o hábito da leitura. Muitas pessoas não têm o costume de ler. Tem gente que não lê absolutamente nada. Por isso, incentivar a leitura da Bíblia não é tarefa fácil, já que em muitos trechos a palavra é de difícil compreensão.

Contudo, a leitura da Bíblia deve ser constante, mesmo que não se entenda determinada palavra ou trecho da Escritura. É sempre bom lembrar que, ao fiel é aconselhada a participação em estudos bíblicos, que normalmente são promovidos pelas Igrejas. Bem como, é possível consultar o Padre ou o Pastor, para que auxilie a esclarecer as dúvidas sobre fé e doutrina.

Como tudo na vida, para alcançarmos um determinado objetivo é preciso pelo menos algum esforço.

Como sugestão, proponho a leitura de 1 capítulo por dia. A Bíblia católica tem 1334 capítulos. Lendo-se 1 capítulo por dia, com mesmos de 4 anos é possível ler toda a Bíblia. Talvez pareça muito tempo (mas não é). É muito comum as pessoas terem 20, 30, 40, 50 anos de idade, e nunca terem lido toda a Palavra de Deus.

Há pessoas que preferem ter o contato com a Sagrada Escritura durante alguns minutos por dia, de forma livre. Há quem prefira acompanhar a liturgia diária.

Mesmo que não se leia a Bíblia toda, é importante a leitura de pelo menos uma passagem do Evangelho diariamente. Mesmo que seja somente por 10 minutos, ao invés de ver novela ou ouvir conversas do vizinho, como destacou o Papa Francisco, durante uma das Missas celebradas na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano.

Independentemente do método de leitura, importante é ter contato com a Sagrada Escritura todos os dias, alimentando-se constantemente da Palavra de Deus.

Jeandré C. Castelon
Imagem: http://www.rumoaoalvo.com/wp-content/uploads/2012/04/A-B%C3%ADblia-n%C3%A3o-%C3%A9-chata-600x366.jpg - acesso em 12.05.15.

Um comentário:

Maycon disse...

A palavra e dom de Deus

Comentários: