terça-feira, 1 de novembro de 2016

Momento oportuno



Vez ou outra, lembro-me da passagem bíblica em Lucas, onde Jesus está na cruz entre dois malfeitores, um deles zomba de Jesus dizendo: “ Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós!”; enquanto o outro reconhece no último minuto, o Messias, isento de qualquer pecado, e pede para que se lembre dele quando estiver no seu Reino. Jesus respondeu-lhe: “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso”.

Muitas pessoas têm o costume de denominar o malfeitor arrependido de ‘bom ladrão’. Fora da Bíblia, em outros escritos, o ‘bom ladrão’ é chamado de Dimas. Conta-nos uma narrativa de cunho popular do primeiro século d.C., que Dimas também teria vindo da Galileia, teria conhecido Jesus desde a infância, sua mãe se chamava Dina e era colega de Maria, mãe de Jesus. Porém, Dimas escolheu a violência, refugiou-se nas montanhas quase como um guerrilheiro e batalhou em vão, junto com outros adeptos, contra a dominação romana.

Nos instantes finais de sua vida Dimas se arrependeu e foi acolhido no Céu. Todas as suas faltas pregressas foram apagadas pela misericórdia divina. Mesmo prestes a morrer, humilhado e já crucificado, certo que o melhor momento de sua vida foi quando esteve ao lado de Jesus, quando teve garantida a salvação eterna. Assim, constata-se que o kairós (momento oportuno, tempo de Deus) na vida de Dimas aconteceu pouco antes dele falecer.

No instante final de nossas vidas talvez não tenhamos o mesmo momento oportuno, assim como teve Dimas, talvez no último instante de nossas vidas não tenhamos a chance de nos convertermos. Então, por via das dúvidas, é melhor que iniciemos ou sigamos agora mesmo com o nosso processo de conversão, buscando o Senhor, já que ele se deixa encontrar, invocando-o, já que está perto (Isaías 55,6). É hoje o nosso momento oportuno! Todo dia é dia de conversão! Não sabemos quanto tempo nos resta, é sensato agirmos agora, voltemo-nos para Deus neste instante.

Reúna-se em família, entre amigos; reze; espiritualize-se; faça o bem e quando errar peça perdão - provavelmente teremos de fazer isso muitas vezes; participe da vida de sua comunidade; congregue na Igreja; aprecie aquilo que Deus nos criou para que nos entretivéssemos enquanto aqui na terra; o momento oportuno é agora; comece hoje; pode ser que amanhã nosso tempo se esgote.

Jeandré C. Castelon
Advogado e teólogo, pós-graduado em Cultura Teológica.



Nenhum comentário:

Comentários: