segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O Jugo

Ser livre não é apenas livrar-se das correntes de alguém, mas viver de uma forma que valorize e reforce a liberdade dos outros.
Nelson Mandela

É sabido que os judeus são acostumados desde a tenra idade a estudar, aos 10 anos já tem decorado a Torá, os cincos primeiros livros da bíblia: Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio, após essa primeira fase, o Rabino escolhe os que se mostram mais vocacionados, e então esses aprofundam o estudo, e aos catorze decoram o que conhecemos como o antigo testamento, a Bíblia Hebraica.

Em hebraico, a palavra Torá significa ensinamento, instrução. Existe a Torá oral e a Torá escrita, que contém histórias, lições fundamentais e 613 mitzvot[1], além de narrar à história do povo judeu.

Ed René Kivitz em sua série Talmidim, reflexões diárias, disponível no You Tube, série essa que depois virou um livro, explica que esses meninos da segunda fase, nos tempos de Jesus, eram chamados Talmidim, ou seja, seguidores, discípulos, aprendizes do Rabino.

Cada Rabino tem sua interpretação, uma visão, uma compreensão, um entendimento da Torá, dos livros históricos, de sabedoria e todos os profetas, essa interpretação da Torá oral e escrita, isso é chamado, o Jugo do Rabino.

Então veio Jesus. Ora vem Jesus!!!

Inaugurando a proclamação de sua mensagem, o seu ministério, primeiro em um ato extraordinário, ao receber o batismo das águas, também recebe o batismo do amor.

Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse:"Este é o meu Filho amado, em quem me agrado".
Mateus 3.16,17

Jesus de Nazaré vai ao deserto para ser tentado, após refutar todas as não tão óbvias sugestões, ordena a retirada do Maligno, e os anjos vem e o servem. Mateus 4.10,11

O Nazareno começa a anunciar sua mensagem e escolhe então os seus Talmidim[2], os 12, em uma franca referência as 12 tribos.  Agora, porém o Rabino é Jesus e o seu jugo é outro, tem autoridade messiânica, é o jugo da liberdade.

Uma liberdade pelo amor¸ essa liberdade que nos revela nossa verdadeira identidade, a de ser amado pelo Pai, esse mesmo amor derramado por Jesus, não se trata de sermos merecedores ou não, mas de ser agraciados, o dom imerecido, através da ida de Jesus para a Cruz e nas suas próprias palavras: “...eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste." João 17.23

O que antes era um jugo insuportável e demasiadamente pesado, com a Nova Aliança, tornou-se leve e suave.

Aqui merece uma ressalva, esse jugo de liberdade, não se trata de uma liberdade com cinismo, mas com responsabilidade, ser transformado por esse amor, renovados em nosso querer, como bem ensina, Paulo, esse gênio da humanidade: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transforme-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Carta aos Cristãos em Roma 12.2


Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Jesus de Nazaré


João Carlos Leme da Costa
jclemedacosta.adv@hotmail.com
Talmid de Jesus
Junho de 2015




[1] mitzvot: plural de mitzvá, mandamentos divinos
[2] Talmidim: plural, Talmid: singular




Nenhum comentário:

Comentários: