quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Bíblia: alimento diário (sugestões para a leitura)




A Igreja aconselha com insistência, que todos os fiéis leiam a Bíblia.

A Sagrada Escritura é sustento para a alma. Assim como diariamente se ingere alimentos para a manutenção do corpo, também diariamente a Palavra de Deus deve ser alimento para o fiel, auxiliando-o a vencer as dificuldades desta vida, e ensinando o caminho que se deve trilhar para alçar a salvação.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que:

104. Na Sagrada Escritura, a Igreja encontra continuamente o seu alimento e a sua força, porque nela não recebe apenas uma palavra humana, mas o que ela é na realidade: a Palavra de Deus. «Nos livros sagrados, com efeito, o Pai que está nos Céus vem amorosamente ao encontro dos seus filhos, a conversar com eles» 

133. A Igreja «exorta com ardor e insistência todos os fiéis [...] a que aprendam "a sublime ciência de Jesus Cristo" (Fl. 3, 8) na leitura freqüente da Sagrada Escritura. Porque "a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo"»

141. «A Igreja sempre venerou as Divinas Escrituras, tal como o próprio Corpo do Senhor» ambos alimentam e regem toda a vida cristã. «A vossa Palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos» (Sl 119, 105)


A própria Bíblia nos exorta a conhecer, meditar e viver a Palavra de Deus, que é útil para todas as situações de nossa vida.


Josué 1, 8

Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido.


Lucas 4, 4

Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus (Dt 8,3).


2 Timóteo 3, 15-17

E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo.

Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.

Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.



Mas, como ler a Bíblia?

As pessoas em geral, por infelizes e inúmeras circunstâncias, não possuem o hábito da leitura. Muitas pessoas não têm o costume de ler. Tem gente que não lê absolutamente nada. Por isso, incentivar a leitura da Bíblia não é tarefa fácil, já que em muitos trechos a palavra é de difícil compreensão.

Contudo, a leitura da Bíblia deve ser constante, mesmo que não se entenda determinada palavra ou trecho da Escritura. É sempre bom lembrar que, ao fiel é aconselhada a participação em estudos bíblicos, que normalmente são promovidos pela Igreja. Bem como, é possível consultar o Padre da paróquia para que auxilie a esclarecer as dúvidas sobre fé e doutrina.

Como tudo da vida, para alcançarmos um determinado objetivo é preciso pelo menos algum esforço. Desta forma, sugiro alguns métodos para começar a ler e conhecer a Palavra de Deus:

- LITURGIA DIÁRIA – A Igreja separou para cada dia da semana, por um período de 3 anos (anos litúrgicos “A”, “B” ou “C” – ou seja, a cada três anos inicia-se um novo ano litúrgico, repetido de forma sucessiva), as principais partes da Bíblia, para serem lidas durante as Missas (normalmente tem-se 1 ou 2 leituras iniciais, 1 Salmo e 1 trecho de um dos Evangelhos).
Em casa, para acompanhar as leituras de cada dia, é possível adquirir em livrarias um “livreto”, com a indicação da leitura de cada dia do ano. Também na internet encontra-se a indicação da leitura correspondente a cada dia.
Esclarece-se que mesmo que se leia toda as leituras, durante 3 anos litúrgicos, a Bíblia não será completamente lida, já que, como dito, apenas as partes mais importantes são escolhidas.

- EVANGELHO DIÁRIO – Caso não se tenha disposição para a leitura de toda a liturgia, recomenda-se pelo menos a leitura do trecho do Evangelho escolhido para dia. 
Também se pode iniciar a leitura de cada Evangelho a partir do primeiro capítulo até o final do livro. Por exemplo, o Evangelho de Marcos, que é o menor dos 4, tem 16 capítulos, então, se lido um capítulo por dia, em 16 dias, a leitura de todo o Evangelho escrito por São Marcos, será concluída. 

- 15 MINUTOS POR DIA - Dedicar 15 minutos diários para a leitura da Bíblia, seja a partir de textos previamente escolhidos, ou então iniciar a partir do livro do Gênesis até chegar no final do livro do Apocalipse (para conhecer toda a Palavra de Deus).

- 1 CAPÍTULO POR DIA – A Bíblia católica tem 1334 capítulos. Lendo-se 1 capítulo por dia, com mesmos de 4 anos é possível ler toda a Bíblia (1334 capítulos divididos por 365 dias = 3,65 anos).


Nenhum destes métodos consome mais de 15 minutos diários.

Destaca-se que os métodos acima são apenas uma sugestão. Importante é ler a Bíblia todos os dias, independentemente do método a ser adotado.

Alimente-se diariamente da Palavra de Deus.


Nenhum comentário:

Comentários: