sábado, 13 de junho de 2020

A Bíblia: pequeno relato histórico


A Bíblia é um conjunto de muitos livros escritos durante vários séculos. Foi João Crisóstomo, no século IV d.C, quem usou pela primeira vez a palavra Bíblia para se referir às Sagradas Escrituras.

 

A Bíblia relata os acontecimentos que vão desde o surgimento da humanidade, passa pelos patriarcas (Abraão, Isaac e Jacó), pelas tribos, pelo período dos juízes, pelos reinados de Saul, Davi e Salomão, pela divisão do reino (Reino do Norte: Israel – Reino do Sul: Judá), pelas deportações, primeiro do Reino do Norte para a Assíria e depois do Reino do Sul para a Babilônia; nos conta ainda sobre o retorno do povo à terra prometida, sobre a  reconstrução do Templo e dos muros da cidade de Jerusalém, bem como fala da vida e gloria de Jesus Cristo, e segue até a perseguição dos primeiros cristãos. São mais de 2000 anos de história. Os livros sapienciais são importantes para a reflexão e o fortalecimento da fé (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico).

 

É o livro mais vendido no mundo, já foi traduzido para mais de 1685 idiomas. Foi escrita originalmente em hebraico e grego (pequenos trechos em aramaico). Entre o final do século IV, início no século V d.C. a Bíblia foi traduzida para o latim. As primeiras traduções para línguas modernas somente ocorreram a partir do século XVI d.C.

 

Jeandré C. Castelon
Advogado e Teólogo






Nenhum comentário:

Comentários: