terça-feira, 3 de março de 2020

Alguns momentos do Rosário ao longo da história




O Rosário aparece em muitos momentos na história da vida da Igreja.

Em 12 de Outubro de 1717 foi retirada do rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora com um terço ao pescoço por três humildes pescadores, Domingos Martins Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, em Guaratinguetá, São Paulo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi declarada em 1929 Rainha e Padroeira do Brasil.

No afresco do Juízo Final, pintado por Michelangelo (1475-1564) na Capela Sistina do Vaticano de 1536 a 1541, está a figura de duas almas sendo puxadas para o céu por um terço. São as almas de um africano e de um asiático, mostrando a universalidade missionária da oração.

Outro grande momento da divulgação do terço é, sem dúvida, em Fátima. Em todas as suas aparições, Nossa Senhora pedia para “rezar o terço todos os dias”, daí se conclui a urgência e importância de rezar o terço e divulgar esta devoção. Também em Fátima, Nossa Senhora ensinou aos Pastorinhos a jaculatória (pequena oração) que se reza entre cada mistério do terço: “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem”.

No Rosário contemplamos os mistérios da encarnação, vida, paixão, e glorias de Nosso Senhor Jesus Cristo. O “terço” corresponde a um dos quatro mistérios que compõem o Rosário (gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos). Em 16 de outubro de 2002 o papa João Paulo II propôs a inclusão de uma nova categoria de mistérios: os mistérios da luz, que se referem aos aspectos da vida pública de Jesus (até então, o Rosário contava com apenas três mistérios, por isso a fração foi denominada de “terço”, e assim permanece).

São João Paulo II dizia que o Rosário era a sua oração predileta: “Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade."

“No rosário nós dirigimo-nos à Virgem Maria para que nos guia rumo a uma união cada vez mais íntima com o seu Filho Jesus, para nos conformarmos com Ele, para termos os seus sentimentos e para agirmos como Ele” (Papa Francisco na sua mensagem aos jovens na Lituânia, junho de 2013).

“Felizes as pessoas que rezam bem o Santo Rosário, porque Maria Santíssima lhe obterá graças na vida, graças na hora da morte e glória no Céu” (Santo Antônio Maria Claret).


“O Santo Rosário é a arma daqueles que querem vencer todas as batalhas” (São Padre Pio de Pietrelcina). 


Imagem: https://bit.ly/2TLWZ8D


Comentários: